BIBLIOTECA ESCOLAR / Centro de Recursos Educativos Escola Secundária c/ 3.º Ciclo da Quinta das Flores
 
Ficha de  leituraFalar bemExposição oralTrabalho pesquisaRef.  bibliográficaApontamentosRelatórioArgumentarReclamarLigações de interesse

Exposição oral

A) A exposição de um tema é o desenvolvimento do seu conteúdo face a um público ouvinte. Há que considerar dois aspectos: o conteúdo e o modo de transmiti-lo.

 B) Como preparar uma exposição?
É necessário:

* Delimitar o tema que se vai expor;
* Procurar informação necessária  em livros, revistas, dicionários, enciclopédias,  etc;
* Seleccionar e ordenar a informação recolhida.
* Elaborar um guião que contenha:
- a introdução ao tema, que deve ser breve e apelativa;
- o desenvolvimento,
- a conclusão.

C) Como fazer a exposição?
É necessário:
* Falar suficientemente alto para ser ouvido por todos, mas sem gritar, expressando-se pausadamente;
* Pronunciar com clareza e entoar correctamente as frases;
* Desenvolver o tema sem divagações que possam dispersar a atenção dos ouvintes;
* Ter uma postura correcta, olhando de frente os ouvintes.

D) Propomos-te agora um exercício prático: - faz uma exposição sobre O passado e o presente da língua portuguesa no mundo.

Segue os passos que te propomos e … mãos à obra!

 

Avaliação da exposição oral

(exposição de um assunto, de um acontecimento…)

1. O título foi:

 

     bastante sugestivo

     motivador

     apropriado

     pouco apropriado

 

2. A articulação das diferentes partes da exposição (introdução, desenvolvimento, conclusão) foi:

     bastante clara

     clara

    deficiente

    confusa

3. A concatenação das ideias (dentro de cada parte) foi:

     bastante clara

     clara

     eficiente

     confusa

 

4. A linguagem utilizada  foi:

     elegante e expressiva                   

     natural e expressiva

     natural monótona     

     artificial desajustada aos ouvintes

 

5. Os materiais e outros meios auxiliares foram :

   enriquecedores

    adequados

     nem sempre adequados irrelevantes

    irrelevantes

 

6.  O ritmo imprimido  foi:

 

   muito vivo

    vivo

     agradável irregular

    monótono monocórdico

 

7. A entoação e o volume de voz foram:

   bastante adequados

    adequados

     pouco expressivos

    inadequados

 

8.  Os ouvintes mantiveram-se:

   atentos e interessados

    atentos

     nem sempre atentos

    distraídos

 

9.  A gestão do tempo  foi:

 

   muito boa

    boa

     razoável

    fraca

 

10.  Acho que,globalmente, a exposição foi:

   muito boa

    boa

    interessante

    desinteressante

 

Caixa de texto: Para uma boa comunicação oral:
Conhecer bem o tema a desenvolver
Ser claro
Ter boa presença (tom de voz expressivo e natural, sobriedade gestual)
Utilizar uma linguagem ajustada aos ouvintes
Possuir autodomínio e segurança
Estar disponível para o diálogo, em caso de debate
Obstáculos a uma boa comunicação oral:
Confusão entre factos e ideias
A repetição sistemática das mesmas ideias
O exagero nos gestos
A voz monocórdica
A incapacidade de ouvir os outros, em caso de debate